sexta-feira, 12 de maio de 2023

O ABC PIRAMBU E A COMUNIDADE DO JAMBALAIA

🎥 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA VER O VÍDEO!

OS ABCs

                   Projeto ABC PIRAMBU - Arquivo CPDOC 

 O  Governo do Estado do Ceará  procurava, desde o ano de 1988, através do projeto creches comunitárias, desenvolver parcerias com organizações da sociedade civil, representativas das comunidades e de bairros periféricos de Fortaleza, em sistema de cogestão, incentivando a participação e divisão da responsabilidade na solução dos problemas vivenciados pela população nos ABCs, Circos e Centros Integrados de Promoção Social (CIPs). Esse trabalho está sob a orientação da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), com as organizações da sociedade civil, representativas das comunidades e bairros periféricos de Fortaleza. Dentre essas ações, o Projeto ABC foi sendo desenvolvido em diversos bairros periféricos de Fortaleza, na tentativa de atender a crianças e adolescentes, na faixa etária de 6 a 17 anos, oriundas de famílias que se encontram em situação de pobreza e indigência. Assim, os usuários do projeto participam de ações complementares à escola, nos turnos contrários àqueles em que estão matriculados nas instituições educativas públicas, para que possam desenvolver suas competências cognitivas, artísticas e esportivas, integrando, também, as suas famílias na construção de projetos pessoais e coletivos, na perspectiva de melhor qualificá-las para as exigências do mercado de trabalho.


O principal objetivo do Projeto ABC é contribuir com ações sociais por meio 
do esporte, arte, lazer e cultura, possibilitando a retirada de crianças e adolescentes 
da rua, proporcionando-lhes educação e desenvolvimento de habilidades para que 
possam se preparar para o mercado de trabalho e inseri-las socialmente.


Quanto à educação, um dos objetivos do Projeto ABC é preparar os alunos para serem cidadãos ativos e críticos, membros solidários e democráticos para a sociedade. Quanto ao campo do trabalho, busca a capacitação desse público, tanto para o mercado formal como informal. Em relação à família das crianças participantes, o Projeto ABC tem como propósito provocar mudança de comportamento e percepções, que produzam efeitos positivos na dinâmica das relações do grupo familiar e comunitário. Segundo o conteúdo do projeto, entregue a STDS por ocasião do lançamento do edital de seleção, cultura, lazer e esporte são outros campos de intervenção trabalhados, tendo em vista a ocupação do tempo livre e o desenvolvimento saudável dos participantes, por meio da oferta de atividades capazes de proporcionar a formação de um cidadão feliz.


O ABC PIRAMBU


ABC Pirambu

O Projeto ABC Pirambu está localizado na Regional I, no bairro Cristo 
Redentor – Fortaleza-Ce que é composta por todos os bairros abaixo discriminados: 
Alagadiço/São Gerardo; Álvaro Weyne; Barra do Ceará; Carlito Pamplona; Cristo 
Redentor; Farias Brito; Floresta; Jacarecanga; Jardim Guanabara; Jardim Iracema; Monte Castelo; Moura Brasil; Pirambu; Vila Ellery; Vila Velha.


ABC Pirambu Futsal

ABC Pirambu Basquete
O Programa Ceará Espaço de Vida, Arte e Educação, que tem como objetivo 
promover a inclusão social e o desenvolvimento infanto-juvenil, na perspectiva do
exercício concreto da cidadania, por meio de atividades pedagógicas, esportivas, 
artísticas e culturais, baseando-se no Programa da STDS de dezembro de 2008.

ABC Pirambu Capoeira

O modelo de gestão dos ABCs, começou a partir de uma experiência anterior que iniciou em 1988 com o Programa de Creche Comunitária. O Programa de Creche Comunitária ele foi concebido com a participação das comunidades e diante do resultado positivo na execução desse programa a gente implantou os Projetos ABCs em Fortaleza no ano de 1996, e também, tendo a parceria na questão da execução da gestão com entidades não
governamentais (Entrevista Técnico nº1 - STDS, 2009)
ABC Pirambu BALLET

O Projeto ABC constitui-se de equipamentos estaduais gerenciados por associações de bairros. Existem 18 equipamentos na cidade de Fortaleza. O primeiro gerenciador do Projeto ABC Pirambu foi o Conselho Comunitário de Segurança do Pirambu, sendo que o Centro Comunitário Cristo Redentor assumiu o gerenciamento em 2005.

ABC Pirambu Artes Marciais
Kung Fu no ABC Pirambu

Torneio Futsal ABC Pirambu         

Apresentação de Karatê 
   

O FIM DO ABC PIRAMBU E AS OCUPAÇÕES 

ABC Pirambu e o Conjunto Habitacional Jambalaia no bairro Cristo Redentor

O encerramento das atividades do ABC Pirambu se deu no começo do ano de 2017, porém muito antes já existia ocupações e construções de pequenos barracos nas laterais do ABC, especificamente em frente a Escola Marvin, dando origem ao início do que hoje é conhecido como o Conjunto Habitacional Jambalaia ou Comunidade do Jambalaia. 

                     

Em agosto de 2017 dá início de forma acelerada o processo de ocupação rápida do espaço do ABC, e em pouco tempo acontece um crescimento exponencial de casebres no Conjunto Habitacional Jambalaia. 

Casebre no Conjunto Jambalaia

               
No exato momento existe umas centenas de famílias, adultos, crianças e idosos morando no Conjunto Habitacional Jambalaia. Não temos certeza da proporção populacional do conjunto, porém é notório o crescimento rápido da população e dos casebres. Esperamos futuramente fazermos um trabalho sério dentro do conjunto Jambalaia para coletarmos dados sobre os moradores e sobre a comunidade para um futuro documentário. 


INCÊNDIO NO JAMBALAIA 

Incêndio no Jambalaia 2014 - Defesa civil
O Conjunto Habitacional Jambalaia  por conta dos casebres serem praticamente dividido por uma única só parede e a infraestrutura ser precária e de risco, em 2014 ocorreu um incêndio, diversas barracos foram rapidamente consumidos pelo Fogo e dezenas de famílias desabrigadas. A defesa civil foi até o local para averiguar o ocorrido e buscar comparecer com a ajuda necessária para as famílias prejudicadas. 

Nota da Regional I no Facebook

Defesa Civil atende vítimas de incêndio da ocupação Jambalaia.
 Na madrugada de segunda (26/05/14) para terça-feira (27/05/14), 12 famílias da ocupação Jambalaia (Pirambu) foram vitimadas por um incêndio e receberam o socorro e assistência da Defesa Civil de Fortaleza, que foi acionada às 5h30min pelo Corpo de Bombeiros Militar. De acordo com o coordenador Especial de Proteção e Defesa Civil, Cristiano Ferrer, as famílias foram conduzidas para abrigos solidários (casas de parentes) e não houve danos à vida humana, apenas prejuízos materiais. “A Defesa Civil ofereceu o atendimento e fez a entrega de material assistencial”, ressaltou.
Veja mais ( clique aqui )

Comunidade Jambalaia - Cristo Redentor
 no Grande Pirambu

O incêndio alcançou 12 residências, prejudicando cerca de 60 pessoas. De acordo com a gerente da Célula de Apoio à Vulnerabilidade Social, Elisângela Medeiros, as famílias vitimadas passam por análise para a inserção no Programa de Aluguel Social e  parte delas já está cadastrada em projetos habitacionais da Prefeitura.

O que sobrou do incêndio no Jambalaia


NOS AJUDE COM INFORMAÇÕES SOBRE A HISTÓRIA DO CONJUNTO HABITACIONAL JAMBALAIA
Conjunto Jambalaia

SOLIDARIEDADE NO JAMBALAIA

Nós do Pirambu Pensante junto com os Unidos Pelo Pirambu nos unimos para aos poucos ir ajudando os moradores do Conjunto Habitacional Jambalaia no bairro Cristo Redentor.


Fazemos sopão e moradores, tentamos buscar pessoas, colaboradores e amigos para juntarmos forças para levarmos um pouco de conforto, amor, proteção e segurança para aquela comunidade . 


Se você mora no Jambalai, ou conheça pessoas de lá, ou queira nos ajudar com informações, entre em contato conosco nas 
Redes Sociais: 

NOSSO INTUITO É A VALORIZAÇÃO DA COMUNIDADE DO GRANDE PIRAMBU, E PARA ISSO PRECISAMOS DA SUA AJUDA ! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros sobre o Bairro Pirambu

Livros e Trabalhos Acadêmicos sobre o Bairro Pirambu O Bairro Pirambu é um bairro importantíssimo para a história social, Política e ec...