🎥 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA VER O VÍDEO!
OS ABCs
Projeto ABC PIRAMBU - Arquivo CPDOC
O Governo do Estado do Ceará procurava, desde o ano de 1988, através do projeto creches comunitárias, desenvolver parcerias com organizações da sociedade civil, representativas das comunidades e de bairros periféricos de Fortaleza, em sistema de cogestão, incentivando a participação e divisão da responsabilidade na solução dos problemas vivenciados pela população nos ABCs, Circos e Centros Integrados de Promoção Social (CIPs). Esse trabalho está sob a orientação da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), com as organizações da sociedade civil, representativas das comunidades e bairros periféricos de Fortaleza. Dentre essas ações, o Projeto ABC foi sendo desenvolvido em diversos bairros periféricos de Fortaleza, na tentativa de atender a crianças e adolescentes, na faixa etária de 6 a 17 anos, oriundas de famílias que se encontram em situação de pobreza e indigência. Assim, os usuários do projeto participam de ações complementares à escola, nos turnos contrários àqueles em que estão matriculados nas instituições educativas públicas, para que possam desenvolver suas competências cognitivas, artísticas e esportivas, integrando, também, as suas famílias na construção de projetos pessoais e coletivos, na perspectiva de melhor qualificá-las para as exigências do mercado de trabalho.
O principal objetivo do Projeto ABC é contribuir com ações sociais por meio
do esporte, arte, lazer e cultura, possibilitando a retirada de crianças e adolescentes
da rua, proporcionando-lhes educação e desenvolvimento de habilidades para que
possam se preparar para o mercado de trabalho e inseri-las socialmente.
Quanto à educação, um dos objetivos do Projeto ABC é preparar os alunos para serem cidadãos ativos e críticos, membros solidários e democráticos para a sociedade. Quanto ao campo do trabalho, busca a capacitação desse público, tanto para o mercado formal como informal. Em relação à família das crianças participantes, o Projeto ABC tem como propósito provocar mudança de comportamento e percepções, que produzam efeitos positivos na dinâmica das relações do grupo familiar e comunitário. Segundo o conteúdo do projeto, entregue a STDS por ocasião do lançamento do edital de seleção, cultura, lazer e esporte são outros campos de intervenção trabalhados, tendo em vista a ocupação do tempo livre e o desenvolvimento saudável dos participantes, por meio da oferta de atividades capazes de proporcionar a formação de um cidadão feliz.
O ABC PIRAMBU
|
ABC Pirambu |
O Projeto ABC Pirambu está localizado na Regional I, no bairro Cristo
Redentor – Fortaleza-Ce que é composta por todos os bairros abaixo discriminados:
Alagadiço/São Gerardo; Álvaro Weyne; Barra do Ceará; Carlito Pamplona; Cristo
Redentor; Farias Brito; Floresta; Jacarecanga; Jardim Guanabara; Jardim Iracema; Monte Castelo; Moura Brasil; Pirambu; Vila Ellery; Vila Velha.
|
ABC Pirambu Futsal |
|
ABC Pirambu Basquete |
O Programa Ceará Espaço de Vida, Arte e Educação, que tem como objetivo
promover a inclusão social e o desenvolvimento infanto-juvenil, na perspectiva do
exercício concreto da cidadania, por meio de atividades pedagógicas, esportivas,
artísticas e culturais, baseando-se no Programa da STDS de dezembro de 2008.
|
ABC Pirambu Capoeira |
O modelo de gestão dos ABCs, começou a partir de uma experiência anterior que iniciou em 1988 com o Programa de Creche Comunitária. O Programa de Creche Comunitária ele foi concebido com a participação das comunidades e diante do resultado positivo na execução desse programa a gente implantou os Projetos ABCs em Fortaleza no ano de 1996, e também, tendo a parceria na questão da execução da gestão com entidades não
governamentais (Entrevista Técnico nº1 - STDS, 2009)
|
ABC Pirambu BALLET |
O Projeto ABC constitui-se de equipamentos estaduais gerenciados por associações de bairros. Existem 18 equipamentos na cidade de Fortaleza. O primeiro gerenciador do Projeto ABC Pirambu foi o Conselho Comunitário de Segurança do Pirambu, sendo que o Centro Comunitário Cristo Redentor assumiu o gerenciamento em 2005.
|
ABC Pirambu Artes Marciais |
Kung Fu no ABC Pirambu
Torneio Futsal ABC Pirambu
Apresentação de Karatê
O FIM DO ABC PIRAMBU E AS OCUPAÇÕES
|
ABC Pirambu e o Conjunto Habitacional Jambalaia no bairro Cristo Redentor |
O encerramento das atividades do ABC Pirambu se deu no começo do ano de 2017, porém muito antes já existia ocupações e construções de pequenos barracos nas laterais do ABC, especificamente em frente a Escola Marvin, dando origem ao início do que hoje é conhecido como o Conjunto Habitacional Jambalaia ou Comunidade do Jambalaia.
Em agosto de 2017 dá início de forma acelerada o processo de ocupação rápida do espaço do ABC, e em pouco tempo acontece um crescimento exponencial de casebres no Conjunto Habitacional Jambalaia.
|
Casebre no Conjunto Jambalaia |
No exato momento existe umas centenas de famílias, adultos, crianças e idosos morando no Conjunto Habitacional Jambalaia. Não temos certeza da proporção populacional do conjunto, porém é notório o crescimento rápido da população e dos casebres. Esperamos futuramente fazermos um trabalho sério dentro do conjunto Jambalaia para coletarmos dados sobre os moradores e sobre a comunidade para um futuro documentário.
INCÊNDIO NO JAMBALAIA
|
Incêndio no Jambalaia 2014 - Defesa civil |
O Conjunto Habitacional Jambalaia por conta dos casebres serem praticamente dividido por uma única só parede e a infraestrutura ser precária e de risco, em 2014 ocorreu um incêndio, diversas barracos foram rapidamente consumidos pelo Fogo e dezenas de famílias desabrigadas. A defesa civil foi até o local para averiguar o ocorrido e buscar comparecer com a ajuda necessária para as famílias prejudicadas.
|
Nota da Regional I no Facebook |
Defesa Civil atende vítimas de incêndio da ocupação Jambalaia.
Na madrugada de segunda (26/05/14) para terça-feira (27/05/14), 12 famílias da ocupação Jambalaia (Pirambu) foram vitimadas por um incêndio e receberam o socorro e assistência da Defesa Civil de Fortaleza, que foi acionada às 5h30min pelo Corpo de Bombeiros Militar. De acordo com o coordenador Especial de Proteção e Defesa Civil, Cristiano Ferrer, as famílias foram conduzidas para abrigos solidários (casas de parentes) e não houve danos à vida humana, apenas prejuízos materiais. “A Defesa Civil ofereceu o atendimento e fez a entrega de material assistencial”, ressaltou.
Veja mais (
clique aqui )
|
Comunidade Jambalaia - Cristo Redentor
no Grande Pirambu |
O incêndio alcançou 12 residências, prejudicando cerca de 60 pessoas. De acordo com a gerente da Célula de Apoio à Vulnerabilidade Social, Elisângela Medeiros, as famílias vitimadas passam por análise para a inserção no Programa de Aluguel Social e parte delas já está cadastrada em projetos habitacionais da Prefeitura.
|
O que sobrou do incêndio no Jambalaia |
NOS AJUDE COM INFORMAÇÕES SOBRE A HISTÓRIA DO CONJUNTO HABITACIONAL JAMBALAIA
|
Conjunto Jambalaia |
SOLIDARIEDADE NO JAMBALAIA
Fazemos sopão e moradores, tentamos buscar pessoas, colaboradores e amigos para juntarmos forças para levarmos um pouco de conforto, amor, proteção e segurança para aquela comunidade .
Se você mora no Jambalai, ou conheça pessoas de lá, ou queira nos ajudar com informações, entre em contato conosco nas
Redes Sociais:
NOSSO INTUITO É A VALORIZAÇÃO DA COMUNIDADE DO GRANDE PIRAMBU, E PARA ISSO PRECISAMOS DA SUA AJUDA !