quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Questionário da ZEIS do Grande Pirambu


Esse questionário integra o Caderno de Geração de Trabalho e Renda do projeto da ZEIS Pirambu, realizado pela UECE. É de extrema importância que seja respondido por completo. Através dele iremos traçar estudos e propostas para a comunidade. Contamos com a sua participação!
Acesse o questionário clicando aqui


O que são as ZEIS ?



As ZEIS estão previsto no Plano Diretor Municipal e demarcadas na Lei de Zoneamento, podendo ser áreas já ocupadas por assentamentos precários ou por terrenos vazios. No primeiro caso, visa-se flexibilizar normas e padrões urbanísticos, como largura de vias e tamanho mínimo dos lotes, por exemplo, por meio de plano específico de urbanização, regularizar o assentamento. No caso de áreas vazias, o objetivo é aumentar a oferta de terrenos para habitação de interesse social e reduzir seu custo.
O conceito de ZEIS surgiiu primeiramente em Recife/Pe, na década de 1980; foi adotada durante a década de 1990 em Diadema/SP; e em 2001 foi incorporada ao Estatuto da Cidade de Fortaleza, tornando-se um importante instrumento sócio-urbanístico para a cidade e para as cidades brasileiras em geral. É evidente que há necessidade de acúmulo de vontade política pela gestão municipal e pelas comunidades, além de acúmulo de competência técnica em campo muito sensível, daí somente agora o projeto tomar forma concreta.
O programa tem com objetivos: destinar áreas para assentamentos e empreendimentos urbanos e rurais de interesse social; demarcar os territórios ocupados pelas comunidades tradicionais, tais como as indígenas, quilombolas, ribeirinhas e extrativistas, de modo a garantir a proteção de seus direitos; demarcar as áreas sujeitas a inundações e deslizamentos, bem como as áreas que apresentem risco à vida e à saúde; demarcar os assentamentos irregulares ocupados por população de baixa renda para a implementação da política de regularização.
HASTAGs

#GrandePirambu #Pirambu #PirambuPensante #Zeis #ZeisGrandePirambu #FaveladoPirambu #Fortaleza #PrefeituraDeFortaleza #Urbanismp #Favela #Regional1 #PrefeitoRobertoClaudio #ZonaOeste #Ceará #MouraBrasil #FavelaMouraBrasil

domingo, 17 de novembro de 2019

Moradores de Favelas acreditam que o Brasil seria melhor sem Partidos Políticos


 Há, ao todo, 35 partidos registrados perante o TSE, sendo que não existe tantas ideológicas políticas assim, nem no Mundo, muito menos no Brasil. 

Se sabe muito bem  que esses partidos são criados  somente como um meio de conseguir vantagens políticas e  dinheiro público para os donos do partido e seus membros. 

De acordo com a pesquisa feira pelo Data Favela, instituto de pesquisa e estratégia de negócios focado nas favelas brasileiras, foi nos revelado que a maioria dos moradores de favela prefeririam que não existisse partidos políticos no Brasil. Abrindo brechas  para a discussão a respeito da liberação das candidaturas independentes, que facilitaria o acesso para todos, sem muita burocracia e sem precisar de poder Financeiro para competir nas eleições.


Na visão dos moradores, por conto dos diversos escândalos de corrupção, os partidos políticos e suas alianças, burocracias e regras duvidosas do jogo político, contribuiram para a instabilidade política e para os assaltos aos cofres público, é por isso que, de acordo com os moradores, existe hoje  tanta dificuldade de se conseguir apoio   dos políticos para permitirem que um simples cidadão comum se candidate sem precisar de partido político, afinal caso isso aconteça, muitos donos de partidos e membros perderam diversas verbas partidárias milionárias, e o dinheiro público poderá ser usado em coisas essenciais com saúde, educação e segurança, servições públicos  que nas favelas se precisa muito e são cruciais para os moradores.

Livros sobre o Bairro Pirambu

Livros e Trabalhos Acadêmicos sobre o Bairro Pirambu O Bairro Pirambu é um bairro importantíssimo para a história social, Política e ec...