O JOSÉ MARIA TABOSA DO PIRAMBU
Conhecido como Zé Maria, Seu José Maria Tabosan nasceu no dia 25 de maio de 1941. Cursou até o quinto ano do ensino primário. É viúvo e pai de dois filhos.
Aprendeu o ofício de sapateiro ainda na adolescência e cresceu engajado em movimentos do bairro, no movimento sindical e na militância política. Foi preso em 1973 e torturado durante a ditadura militar. À época, estava à frente do Sindicato dos Sapateiros. Atualmente, é vice-presidente da Federação do Movimento Comunitário do Pirambu (Femocop) e representante da Regional I no Conselho Municipal da Saúde.
HISTÓRIA DO JOSÉ MARIA TABOSA
A história do Zé Maria é uma história longa no Bairro Pirambu, com mais de 40 anos de lutas sociais na comunidade e muitas conquistas e derrotas, perdas e vitórias.No seu livro: Vivências, lutas, memórias, o Zé Maria conta sua história "tintim por tintim". Infelizmente existe poucas unidades disponíveis dessa obra, porém vale muito apena ler a história desse homem que lutou pelo povo, foi preso e torturado no regimento militar, porém mesmo assim permaneceu na luta e continua até hoje com seus quase 80 anos de uma longa, rica e admirável trajetória política social.
A história do Zé Maria |
ENTREVISTA BATE PAPO COM JOSÉ MARIA TABOSA
Segue abaixo uma entrevista dada pelo Zé Maria ao Pirambu Pensante na campanha #OrgulhoDoPirambu, onde ele conta um pouco da sua história e fala sobre o passado e o presente, o ontem e o hoje.
ENTREVISTA COM O ZÉ MARIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário