Esse questionário integra o Caderno de Geração de Trabalho e Renda do projeto da ZEIS Pirambu, realizado pela UECE. É de extrema importância que seja respondido por completo. Através dele iremos traçar estudos e propostas para a comunidade. Contamos com a sua participação!
Acesse o questionário clicando aqui
O que são as ZEIS ?
As ZEIS estão previsto no Plano Diretor Municipal e demarcadas na Lei de Zoneamento, podendo ser áreas já ocupadas por assentamentos precários ou por terrenos vazios. No primeiro caso, visa-se flexibilizar normas e padrões urbanísticos, como largura de vias e tamanho mínimo dos lotes, por exemplo, por meio de plano específico de urbanização, regularizar o assentamento. No caso de áreas vazias, o objetivo é aumentar a oferta de terrenos para habitação de interesse social e reduzir seu custo.
O conceito de ZEIS surgiiu primeiramente em Recife/Pe, na década de 1980; foi adotada durante a década de 1990 em Diadema/SP; e em 2001 foi incorporada ao Estatuto da Cidade de Fortaleza, tornando-se um importante instrumento sócio-urbanístico para a cidade e para as cidades brasileiras em geral. É evidente que há necessidade de acúmulo de vontade política pela gestão municipal e pelas comunidades, além de acúmulo de competência técnica em campo muito sensível, daí somente agora o projeto tomar forma concreta.
O programa tem com objetivos: destinar áreas para assentamentos e empreendimentos urbanos e rurais de interesse social; demarcar os territórios ocupados pelas comunidades tradicionais, tais como as indígenas, quilombolas, ribeirinhas e extrativistas, de modo a garantir a proteção de seus direitos; demarcar as áreas sujeitas a inundações e deslizamentos, bem como as áreas que apresentem risco à vida e à saúde; demarcar os assentamentos irregulares ocupados por população de baixa renda para a implementação da política de regularização.
HASTAGs#GrandePirambu #Pirambu #PirambuPensante #Zeis #ZeisGrandePirambu #FaveladoPirambu #Fortaleza #PrefeituraDeFortaleza #Urbanismp #Favela #Regional1 #PrefeitoRobertoClaudio #ZonaOeste #Ceará #MouraBrasil #FavelaMouraBrasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário